O Projeto



Resumo
A Liga de Anatomia Humana da Universidade Federal do Rio Grande – LAH/FURG trabalhará conteúdos fundamentais para a consolidação e o aprimoramento da formação dos profissionais da área da saúde. A inter/transdisciplinaridade será o balizador das atividades efetivadas por esta instituição de modo a proporcionar a formação de um profissional humanizado, ético e idôneo. A LAH realizará encontros semanais para discussão teórica de temas acerca da anatomia humana, buscando associá-lo às várias situações do cotidiano profissional da área da saúde, aulas teóricas com enfoques pedagógicos, éticos, humanizadores, de modo a contribuir para ampliação da capacidade de entendimento da totalidade do que é o ser humano. Além disso, serão propostas atividades práticas que proporcionem a ampliação e consolidação do saber anatômico contribuindo para o aperfeiçoamento das práticas diagnósticas destes profissionais.

A Proposta
Faz-se importante destacar que este projeto de extensão na sua organização, elaboração e execução encontra-se pautado nos pressupostos metodológicos da educação em saúde, do ensino da anatomia humana e na interdisciplinaridade tão importante para uma abordagem que visa a educação para a sociedade, ou seja, consiste num processo educativo que envolve os docentes, discentes, técnicos administrativos, escolas da região, trabalhadores e comunidades visitadas em geral, o que toma como matéria-prima para a formação universitária os bens culturais, com o objetivo de desencadear junto aos acadêmicos da FURG e os demais agentes sociais da região os seguintes aspectos: a) a recuperação e exercício da cidadania e do direito à saúde; b) a democratização do acesso ao conhecimento anatômico e científico; c) o debate e implantação de políticas públicas voltadas para a saúde e o ensino da mesma junto aos acadêmicos, professores, população e Poder Público. Além desses aspectos a relevância do projeto se justifica, uma vez que abrange além da compreensão tradicional que se tem da Universidade pautada na disseminação de conhecimentos (cursos, conferências, seminários), prestação de serviços (assistências, assessorias e consultorias) e difusão cultural, uma concepção de Universidade em que a relação com a população passa a ser encarada como a força motriz necessária à vida acadêmica. Fazendo troca de saberes sistematizados, acadêmico e popular. Tudo isso oportuniza a integração e a troca de experiências entre cursos, alunos e professores da instituição sobre o ensino de anatomia humana e a necessidade de tornar este saber universal, abarcando diversas formas de comunicação para se atingir a variedade cultural existente, visando uma melhor compreensão do indivíduo de si mesmo e de sua identidade social, dando assim bases para que esta dialógica contribua para a melhora da saúde vista de uma forma integral e multidisciplinar. Espera-se com este intercâmbio fomentar igualmente práticas de ensino, extensão e pesquisa conjuntas e de caráter nos diversos lugares da região que tenham impactos sociais nas localidades abrangidas. O projeto pretende com isso desencadear a recuperação da qualidade de vida e do acesso ao saber na área da saúde. A coordenação da equipe é composta por docentes da FURG com ampla experiência e atuação no campo anatômico, tanto na ênfase do ensino, como da pesquisa e extensão, que trabalham com a comunidade acadêmica e com a sociedade, elaborando assim um conhecimento acadêmico, trazendo ao longo de sua atuação na Universidade em questão um aprendizado submetido à reflexão. Esta coordenação, então, sempre estabeleceu a troca de saberes sistematizados, acadêmico e popular, produzindo um conhecimento resultante do confronto com a realidade brasileira e regional, democratizando o saber acadêmico e buscando a participação efetiva da comunidade na atuação da Universidade, instrumentalizando em suas atuações o processo dialético de teoria/prática. Diante disso, os coordenadores deste projeto enquanto discentes, sempre discutiram e aprofundaram-se em um novo conceito de sala de aula, que não se limita ao espaço físico, mas compreende todos os espaços, dentro e fora da universidade, em que se realiza o processo histórico-social com suas multiplicidades, passando a expressar um conteúdo multi, inter e transdisciplinar, como exigência decorrente da própria prática.

Justificativa
A ação de Extensão justifica-se pelo entendimento da necessidade da extensão no estudo da anatomia humana, não bastando o ensino e a pesquisa, aplicada com teoria e prática. A Liga de Anatomia Humana vivenciará um momento ímpar, sendo a primeira liga relacionada ao tema nessa universidade. Esse contexto determina e ratifica a necessidade da Ação de Extensão como parte da proposta ementada pela Liga de Anatomia humana. A Extensão como parte do projeto de Liga também pode ser justificada pela necessidade de expandir os campos do conhecimento gerado no Ensino e, principalmente, na Pesquisa. Não é o mero conhecimento do corpo, mas o saber do corpo do indivíduo vivo, objeto do conhecimento a ser difundido a partir da 'melhor morada': O Corpo Humano.

Em consonância com a Resolução 014/87 do Conselho Universitário da Universidade Federal de Rio Grande, o projeto busca a educação em sua plenitude, despertando a criatividade e o espírito crítico, propiciando ao acadêmico estes conhecimentos necessários e humanos e capacitando-o para intervir e buscar a transformação social.

O Projeto Político Pedagógico do Curso de Medicina da Universidade Federal de Rio Grande (2006) preconiza a formação do profissional médico generalista, humanista, crítico e reflexivo; capacitado para atuar, pautado em princípios éticos, no processo de saúde-doença em seus diferentes níveis de atenção, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação á saúde, na perspectiva da integralidade da assistência, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano.

Visamos levar aos acadêmicos do curso de medicina uma maior integração da disciplina de anatomia humana à temas pertinentes e atuais para a formação de um médico que exerce integralmente seu papel social. Trabalhando não somente aspectos técnicos que visam um aprendizado teórico e a prática clinica, mas também a discussão de temas que poderão ser levados para a sociedade em geral, promovendo a educação em saúde tanto para o acadêmico quanto para a sociedade. Podendo resultar estas atividades em trabalhos de pesquisa sobre os resultados obtidos.

Dessa forma, o projeto da LAH surge para abordar questões como: o conhecimento da anatomia humana para a boa prática clínica, ética na anatomia humana e medicina, técnicas de intervenção relacionadas a anatomia humana, vivência hospitalar contextualizada à anatomia humana, humanismo, estudar formas de levar o conhecimento anatômico à sociedade e aplicá-los, pesquisar e publicar os resultados obtidos disseminando as experiencias vividas e os conhecimentos produzidos pelo projeto.

Por fim, damos destaque à característica fundamental deste projeto que é o engajamento dos universitários e docentes com a sociedade, mediado por uma relação bidirecional de mútuo desenvolvimento. Além disso, despertar o interesse no conhecimento da anatomia humana como ferramenta promotora da saúde integral do ser humano, no processo de formação e atuação dos profissionais da saúde e também do conhecimento do próprio corpo pela sociedade em geral.

Fundamentação Teórica
Primeiramente, se faz mister, entendermos porque criarmos uma liga acadêmica. Dentre vários fatores que podemos elencar para justificar sua criação, citamos a sua contribuição para qualificação do currículo do aluno, proporcionar momentos de contato do aluno com o paciente, de modo a possibilitar a desinibição e desenvoltura neste contato, que é essencial para a atividade do profissional médico. Proporcionar oportunidades de ampliação de atividades acadêmicas, como pesquisa e extensão, além de contribuir com conhecimento pertinente à formação médica (HAMAMOTO FILHO, 2011; SOUZA, 2012). Em específico, uma liga de anatomia humana, é de fundamental importância para a consolidação e ampliação dos conhecimentos adquiridos no curso regular, saberes, estes, essenciais, para a fundamentação da formação de qualquer profissional da área da saúde.

A Liga de Anatomia Humana - LAH fundamenta-se na inter/transdisciplinaridade, partindo do pressuposto de que a realidade comporta a aplicação dos conteúdos de todas as áreas da saúde concomitantemente, concordando com a corrente pedagógica predominante atualmente, defende a utilização dos referenciais teóricos da anatomia humana em associação com outras disciplinas da área da saúde, não apenas para facilitar o entendimento das demais, mas principalmente, para que se tenha um entendimento mais aprofundado e pormenorizado das mesmas.

Este grupo de trabalho não exigirá nenhum conhecimento prévio dos membros iniciantes, o que possibilitará o ingresso de alunos de qualquer período da faculdade, inclusive os iniciantes. Tal decisão leva em consideração o fato de que não há necessidade de que o ingressante na liga seja, previamente, um grande detentor de conhecimento deste tema, na verdade, pretende-se fazer com que este integrante saiba trabalhar com os conhecimentos que já possua e os que venha a adquirir, seja na própria liga ou não e não meramente acumulá-los.

Saber identificar o normal e o patológico, o normal e o anômalo, dentre outras distinções; saber utilizar os saberes anatômicos numa análise de caso clínico, numa análise pré-cirúrgica ou durante a própria cirurgia, dentre outras aplicações são as bases que delineiam o agir da LAH. Ensinar a pensar em termos anatômicos, raciocinar a partir dos conhecimentos teóricos desta área, de modo a possibilitar a formação de um profissional eficiente e competente.

Objetivos

Objetivo Geral
A LAH visa cumprir objetivos de ensino, pesquisa e extensão de forma integrada e complementar aos conteúdos abordados dentro da disciplina de Anatomia Humana.
  
Objetivos Específicos
1. Proporcionar a seus integrantes o estímulo necessário para a produção científica na área de Anatomia Humana em suas múltiplas interfaces.

2. Proporcionar aos seus integrantes atividades didáticas extracurriculares através da leitura de textos e participação de debates e seminários promovidos por professores, médicos, residentes, monitores, pós-graduandos ou pelos seus integrantes, visando o aprimoramento de docentes e discentes.

3. Organizar palestras, encontros científicos, exposições de trabalhos, programas educativos e campanhas sobre Anatomia Humana para seus membros e comunidade externa à Universidade através das várias mídias.

4. Oferecer aos seus membros participantes condições na prática e aprendizado da Anatomia Humana, promovendo o desenvolvimento técnico-científico tanto da disciplina quanto do futuro profissional da saúde.

5. Promover integração entre anatomia humana e a prática médica, através de programas de estágios não remunerados.

6. Manter relações científicas e associativas com outras escolas médicas.

7. Promover a integração entre o sistema de ensino Universitário e a sociedade, através do relacionamento entre estudantes, docentes e a comunidade.

Visando o tripé ensino, pesquisa e extensão a LAH objetiva temas como:
- Dissecação de cadáveres.
- Biometria.
- Ética e anatomia humana.
- Didáticas para o ensino da anatomia humana.
- Processo ensino-aprendizagem em anatomia humana.
- Anatomia humana aplicada a saúde do trabalhador portuário: extensão para educação do trabalhador.
- Anatomia humana para o ensino fundamental e médio: extensão para educação de escolas públicas .
- Anatomia na medicina legal.
- Anatomia humana aplicada às punções .
- Utilização de modelos didáticos como ferramentas de ensino-aprendizagem na disciplina de anatomia humana.
- Uso da videocirurgia como auxílio ao ensino de anatomia humana.
- Uma abordagem artística e histórica da anatomia no Renascimento Cultural e sua contribuição para o estudo atual.
- Tractografia por ressonância magnética aplicada a anatomia humana.
- Miologia e práticas de musculação em academias.
- Simuladores virtuais no ensino de anatomia.
- Preparo e conservação de peças anatômicas.
- Piercing e 'deformações' anatômicas associadas ao seu uso.
- O lúdico no ensino da anatomia humana.
- Monitoria de anatomia como ferramenta de aprendizagem e instigação à docência.
- Diferenças anatômicas do esqueleto feminino e masculino.
- Associação entre o esqueleto e a idade (estimativa da idade em que um indivíduo morreu através do seu esqueleto/ossada).
- Museus de anatomia humana no brasil: procedimentos para a criação de um museu de anatomia.
- História da anatomia humana no ocidente.
- Variações anatômicas principais entre as raças.
- Variações anatômicas associadas com a evolução humana provocada pelos diferentes ambientes geográficos.
- Anatomia humana aplicada ao cateterismo.
- Anatomia e análises clínicas.
-Entre outros temas...

Relação ensino, pesquisa e extensão
As ações concretizam-se por meio de metodologias de ensino-aprendizagem problematizadoras e produtoras de conhecimentos confrontados com a realidade brasileira e regional, resultando em: democratização do conhecimento acadêmico; instrumentalização do processo dialético teoria/prática; promoção da interdisciplinaridade; participação efetiva da comunidade na Universidade; visão integrada do social; relação transformadora entre Universidade e as demais instâncias sociais.

As ações são capazes de expressar multiplicidade de pensamentos, que envolvem o respeito à ética, à diversidade cultural e à inclusão social, como seus princípios e suas referências.

A LAH é pautada em paradigmas democráticos e transformadores revisitando seus processos de pesquisa, ensino e extensão, valorizando, também, os saberes do senso comum, confrontados criticamente com o próprio saber científico, comprometendo a comunidade acadêmica com as demandas sociais e com o impacto de suas ações transformadoras em relação a tais demandas.

A LAH concebe as competências: pesquisa, ensino extensão como imprescindíveis. O processo de aprendizagem passa a basear-se e a depender de observações próprias, de atitudes reflexivas, questionadoras, que decorrem do diálogo e da interação com a realidade, para compreendê-la e transformá-la. Criam-se, dessa forma, condições para que a formação do estudante não fique restrita aos aspectos técnicos, formais e passe a contemplar seus aspectos sociais e políticos, promovendo a conscientização crítica. O conhecimento existente, ou o que está sendo construído, é produto de um contexto social determinado, podendo ser utilizado tanto no sentido da consolidação das exclusões sociais como da sua eliminação.

A LAH centra suas ações na indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão sendo detentora da grande virtude do compromisso social, assimilando as demandas sociais e incorporá-las em seu currículo e ações, pois uma universidade que se distancia das questões sociais torna-se mais susceptível a produção de conhecimento com baixa aplicabilidade prática. Portanto, é preciso levar em consideração que a universidade não se restrinja a conhecimentos científicos, mas também a objetivos econômicos, políticos, sociais e culturais.

A LAH concebe o ensino indissociado da pesquisa e da extensão, suas ações no ensino se dão com base na lógica da pesquisa, isto é, como ela se constitui. Concebe que é possível tomar diferentes caminhos para a realização de uma investigação, mas admite que não há pesquisa sem dúvida, sem questionamento. Reconhece que a pesquisa tem a dúvida como princípio fundamental. É ela que nos impulsiona a refletir, a levantar questões, a procurar respostas, a imaginar possibilidades, enfim, a estudar e a construir o conhecimento.

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